Sandoval Cajú é homenageado com documentário e revista na noite de hoje
08:36 - 03/06/2011
O ex-prefeito, famoso por suas tiradas originais, é tema de revista e documentário
O ex-prefeito de Maceió, Sandoval Cajú, ganha nesta sexta-feira (03) uma homenagem bem especial. O personagem da política alagoana é tema do documentário "Sandoval Cajú - Além do Conversador", do cineasta Pedro da Rocha, e da oitava edição da revista Graciliano, que resgata a trajetória do radialista, escritor e ex-prefeito de Maceió, Sandoval Cajú. O evento será realizado no Cine Sesi, a partir das 20h, com entrada gratuita.
Editada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos/Cepal, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a revista traz pesquisa e reportagem do jornalista Lelo Macena, que revela fatos desconhecidos sobre o paraibano que, ainda muito jovem, veio morar em Maceió quase por acidente.
O texto aborda desde dados biográficos, sua carreira como radialista – de onde vem o talento para a oratória e o improviso e seus discursos bem humorados – e a campanha para prefeito de Maceió, até a cassação de seu mandato, acontecimento que o deixou profundamente amargurado, de acordo com relatos de amigos mais próximos.
Cajú, nos sentimos honrados em te-lo como amigo,sócio e diretor do DUBINHA, por você ter herdado a hombridade alicerçarda pelo caráter de um grande homem e um grande político.O jornalista paraíbano com o caração de alagoano, um homem que valorizava o povo por sua oratória poética e cômica. O político que usava com muita habilidade o humor para metaforar seus discursos no contato com a massa.
Quando criança, lembro-me das praças com os "s" nos pés dos bancos que não eram de "SANDOVAL" e sim de SENTE-SE, SIRVA-SE,SORRIA de cidade SORRISO como ele chamava MACEIÓ.
O grande Sandoval, admirador do grande pensador francês GEORGES CLEMENCEAU,pelo nome do filho não precisa explicar, usava muitas frases do mesmo,tais como; "O CIMETÉRIO ESTÁ CHEIO DE GENTE INSUBSTITUÍVEL-CADA FRASE DE UM ADULADOR É COMPOSTA DE UM SUJEITO,UM PREDICADO E UM CUMPRIMENTO.-O HOMEM QUE TEM DE SER CONVENCIDO A AGIR,NÃO É UM HOMEM DE AÇÃO e outras tiradas peculiares.
Em nome da diretoria, tive o atrevimento de com meus modestos conhecimentos do vernáculo, fazer esta referência para um POETA POLÍTICO.
Obrigado ao MARKÂO , que mais uma vez nos revelou sua sensibilidade pelos amigos,lembrando o valor do nosso grande SANDOVAL CAJÚ.VALEU AMIGÃO.....
jhumberto