PROCEDIMENTOS PARA SORTEIO E DIVISÃO DE EQUIPES

Armando

Hamilton

Exemplo 1:

Um racha com 18 sorteados e 5 reservas. Dividem-se as equipes e imediatamente sorteia-se os 5 jogadores que irão dar o seu lugar.  Como é um número impar, sorteia-se 4 com as bolinhas de 1 a 9 e para o 5º jogador, o sorteio será realizado com as bolinhas de 1 a 18.

O importante é observar entre os sorteados se existe algum (uns) companheiro (s) se foi sorteados para sair no último racha ou se ele (eles) tem o beneficio de ter (em) sido (os) reserva do 2º racha do dia anterior. Nestes casos, excluem este (es) do sorteio.

Como o sorteio é realizado em principio aos pares, no caso de ser sorteado, por exemplo, o número 5, e um deles não poder ser substituído por um dos casos acima, então se sorteia entre as 9 bolinhas um companheiro da equipe da outra cor. Segue o mesmo raciocínio para os demais.

No exemplo acima o primeiro reserva é Todinho, ele só terá o privilégio de entrar no jogo assim que por alguma razão surja uma vaga, desde que não seja no lugar de quem já está definido o seu substituto. No caso da entrada de um dos reservas (na sua ordem de prioridade) entrarem no lugar de um companheiro que não estava prevista a sua saída, o companheiro que sairia através do sorteio para este companheiro que entrou, não mais sairá obrigatoriamente do racha.

Exemplo 2:

Quando existir 2 rachas o raciocínio deve ser o mesmo para cada racha. O interessante em ambos os casos é que a pessoa que dividir as equipes, pergunte aos participantes se algum participante demonstra o desejo de jogar apenas um tempo. Este integrante será considerado sorteado para o próximo dia de racha. Será prudente também que após a divisão das equipes o responsável por esta divisão, antes do inicio do jogo, ver se existe alguma opinião contrária por parte dos litigantes, e caso aconteça ele tente chegar um denominador comum. Deixando claro que a última palavra cabe a quem dividiu. Se por acaso seja dividida as equipes por membros que irão participar do racha, ambos devem entrar em acordo, já que foram eles que dividiram.

Exemplo 3:

Em relação aos associados que não participaram do (os) sorteio (os) só poderão entrar no segundo racha (último) no segundo tempo, a não ser no caso de uma situação que não haja reservas ou associados sorteados que desejem participar do jogo.

Exemplo 4:

No caso de um atleta que não foi sorteado para sair de repente decide voluntariamente sair do jogo, o seu substituto imediato será pela ordem de prioridade os atletas que foram sorteados por últimos para serem substituídos e de acordo com as suas cores, em principio.

Exemplo 5:

O (os) reserva (as) que não entraram no sorteio poderá (ão) entrar no jogo de acordo com a ordem de chegada (desde quando coloque o nome na lista), quando algum atleta por livre e espontânea vontade queira (am) ceder o seu lugar. Esta situação não justifica equilíbrio de equipes, já que a cessão da vaga foi de forma estritamente individual e voluntária.