DESPORTO E SOCIEDADE

Por: Francisco de Assis Farias(Shyko Farias)

Uma das maiores necessidades do ser Humano é a comunicação.
O ser humano só tem significado, quando relacionado com seus semelhantes.O homem é um animal social e se comunica com os outros, para encontrar a tão necessária resposta a sua existência.
O homem nasce com a capacidade de expressa-se mas, esta capacidade precisa ser desenvolvida.
O movimento, o desporto, são meios adequados para este desenvolvimento; marchar, correr, saltar e lançar , desde os mais remotos tempos, das mais elementares e naturais atividades físicas de todos os povos do mundo e de toda sociedade humana. De início, estes exercícios estavam diretamente relacionados com as atividades defensivas ou produtivas da humanidade. Hoje a sua ligação com a vida social é muito grande.
"O desporto é um fenômeno social na medida em que é uma organização permanente de homens que agem sob a mesma autoridade, em vista de um mesmo fim comum."-Campos, Antonio Alves de O Desporto 56
É deste fenômeno social que vamos falar.

O desporto que tem realidade própria, em bases materiais, econômicas e políticas, pelas proporções que assume, pelas multidões que arrasta e movimenta.
O desporto que sem dúvida é a maior empresa mundial de espetáculos, ele percorre o mundo.
Como o ser humano é eminentemente social, e tudo que nele é humano vem da sociedade que o forma, esta sociedade pode formá-lo positivamente ou negativamente. Positivamente no aspecto de trazer pessoas para prática desportiva, tirando-a assim da ociosidade, uma vez que a ociosidade é considerada por muitos a mãe de todos os vícios. O desporto constitui ainda uma forma de sociabilização universal, falada e compreendida por todos os povos, independente de sexo, idade, raça e religião; as olimpíadas mostram esta realidade. O aspecto negativo que nos referimos é no tocante a rivalidade demasiada, entre Estados,Regiões e Nações, prejudicando  as possibilidades que o desporto proporciona, a de fazer amigos e trocar experiências. Um outro problema é quando alguns atletas fazem da vitória uma questão de vida ou morte ,se entregando ao uso do doping, sem entender que o corpo humano não é uma máquina, e que os limites do homem devem ser respeitados.
"É lógico que numa sociedade alienada e injusta caracterizada por uma concorrência desenfreada, pela  corrupção dos costumes e relações humanas, robotizada em tecnologia espúria, não se pode querer o desporto como uma ilha protegida e privilegiada de humanismo e cultura."
Santos, José Augusto
F.C.D.E.F. - UP Desporto. Ética e Socie-
dade (1990)
O desporto é variado e multidimensional, encontramos diversos valores como: corporeidade, integração, condição física, estética, saúde, aventura e muitos outros.
Parlabás, (1986) afirma que na dependência da lógica interna de cada esporte estarão orientadas as condutas sociais dos participantes, e mais, que no jogo esportivo estará representada uma sociedade em miniatura.
Nós, profissionais da área, que trabalhamos com desporto, devemos aproveitar esta aceitação social que se acentua, com o aumento de participantes cada vez maior graças aos meios de comunicação, e tornar o desporto mais humano, pela sua abrangência de contatos sociais, desenvolvendo assim os princípios de participação, corporação, responsabilidade e integração social.

Campos, Antonio Alves de
O Desporto: fenômeno tipico da sociedade moderna. São Paulo,Ed. loyola,1976
Revista Esporte lazer e Turismo - Dezembro 1992 - Piracicaba O Direito à alegria.
Santos, José Augusto 1990 - F.C.D.E.F. - UP
Ética, genética, Desporto e sociedade.
Constantino, Manoel José. Revista Horizonte (1990)
O valor Cultural e Ético do Espetáculo Desportivo na sociedade contemporânea.
Bento, Jorge (1989)
Desporto. Ética. Sociedade. Porto: Universidade do Porto.