O DUBINHA ACOMPANHA O” OUTRO LADO DA BOLA”!
No último dia 12 de março, no MUSEU DO ESPORTE, localizado no Estádio Rei Pelé, o Dubinha prestigiou o lançamento da 2ª edição do livro “O OUTRO LADO DA BOLA” de autoria de Alcidésio de Souza Xavier, o “DEDA” que ingressou recentemente no quadro de sócio contribuinte do DUBINHA. Ao evento compareceram os sócios Everaldo Tavares, Armando Chaves, Edval Pereira, Romualdo Patriota, Agildo Alves e Charles Geovani Rego.
O livro é de leitura obrigatória para aqueles que gostam do futebol, por suas histórias, fotografias e alguns depoimentos de desportistas ligados ao futebol alagoano. Ao término de sua leitura o leitor tem a sensação de que viajou no tempo assistindo a trajetória de um profissional do futebol que conheceu o lado bom da bola – vitórias, reconhecimento, prestígio, dinheiro, entrevistas, etc – mas o lado negativo também egresso do pós fama, quando as pernas do atleta não atendiam mais seus pensamentos levando o antigo ídolo de uma torcida a cair no ostracismo e, consequentemente, a suportar o esquecimento e a queda final. Graças a Deus que, apesar da carreira do ex- jogador Deda ter terminado mal a história de sua vida pessoal foi construída com muito sucesso, longe dos vícios e da tristeza, em virtude do apoio que recebeu de sua família, sobretudo de dona Cleane, sua esposa que nunca desistiu do marido. Entretanto, se a vida permitiu ao DEDA conhecer os dois lado da bola, dando-lhe a oportunidade de continuar vivendo em paz e criando sua família (esposa, filhos e netos) outros não tiveram o mesmo destino e terminaram seus dias no mais completo abandono e esquecimento, como os ex-craques Lourival, Canhoteiro, Pinga e tantos outros.
Por esses relatos e outros é que o livro do Deda representa não só uma volta ao passado destinado a aguçar nossa memória, mas uma grande oportunidade oferecida ao leitor de meditar sobre como aproveitar nossos melhores anos, usufruindo com sabedoria e responsabilidade a vida que é dom de Deus, vez que tudo é transitório e a vida é como uma neblina que, rapidamente passa. Aos jovens que somente vislumbram o lado bom da bola (dinheiro, prestígio, prazeres e bens matérias) a experiência de DEDA ensina que é preciso cautela para o sonho de ser um jogador profissional de futebol não virar um terrível pesadelo pois, como diz o livro de Eclesiastes, há caminhos que aos olhos dos homens parecem bons, mas seu final é de morte. Por isso, os jovens talentos devem procurar se realizar na profissão que escolheram e não procurar somente FAMA, pois esta rapidamente passa, mas o trabalho sério, que traz sucesso profissional, dura e deixa o homem realizado.
Ao nosso estimado companheiro de clube máster, desejamos que sua trajetória continue a ser escrita para proveito de seus parentes, amigos e daqueles que tem o privilégio de conviverem com sua pessoa.
Parabéns Deda por este belo gol de placa e um forte abraço de todos que fazem o clube de máster DUBINHA, seu novo palco!
À Diretoria!!